Scherr's Harp Guitar
Em Filadélfia, o dinamarquês Ernest Scherr patenteou a sua "harpa-guitarra" em 1831, conhecida hoje por Scherr's Harp Guitar, sem que esta tenha alguma semelhança com algo feito antes ou depois. Tinha as seis cordas normais de uma guitarra em um braço padrão, mas ao invés de ter um corpo de guitarra que se poderia segurar no colo, seu corpo é cónico, numa única perna oca que descansava no chão. Embora este aspecto erecto pudesse parecer uma aparente inspiração para o nome, apenas o seu tom lhe foi dado como explicação para o uso da palavra "harpa".
Nos tempos passados, qualquer instrumento que alegasse ter um tom superior era invariavelmente comparado à harpa. Existem vários outros exemplos destas "Harp Guitars”.
As imagens do instrumento a preto e branco, ao lado, mostra a Scherr's Harp Guitar original de 1831, enquanto a imagem a cores é uma guitarra harpa ao estilo Scherr mas que na verdade é uma variante rara do fabricante de Boston Charles Stumcke, contemporâneo de C. F. Martin, e datada de 1853 (é o que se pode distinguir no rótulo meio gasto no seu interior).
A parte de trás, as ilhargas e o braço, pensava-se serem fabricados com madeira de koa pela maioria dos especialistas, mas eis que finalmente a madeira parece ter sido identificada como uma espécie rara de mogno.
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