Instrumentos Musicais do Mundo (Cordofones)
...um projeto "Ebora Guitars"
-
Este projeto visa dar a conhecer os instrumentos de cordas tradicionais nos diversos países do mundo, os chamados cordofones.
A lista é extensa e, estou seguro, nunca virá a estar terminada pois desde a primeira Lira até à atual guitarra elétrica, são incontáveis os instrumentos e das mais variadas sonoridades que por vezes se confundem com a história dos povos.
Ainda hoje, o homem continua a desenvolver novos modelos com novas sonoridades pois é nos Cordofones que reina a inventiva do ser humano pela procura da sua identidade.
Muitos dos instrumentos aqui apresentados têm outras versões com formas algo diferentes e com maior ou menos número de cordas. Essas diferenças não têm somente como base a evolução natural através dos tempos, mas também para isso contribuiu a diversidade etnográfica dos povos que os utilizam e os foram moldando às suas necessidades. -
NOTA: As imagens deste “tratado” foram recolhidas na rede, assim como a sonoridade dos instrumentos.
Os textos têm como base artigos encontrados, também eles, um pouco em todo o mundo, em web sites dedicados que foram traduzidos e rescritos por mim.
Sendo esta uma coletânea que tem como base o conhecimento universal, quero agradecer aos que, com o seu trabalho, contribuíram com o material aqui encontrado e que visa a educação sem fins lucrativos, pois é essa a verdadeira finalidade, alheando-me, pessoalmente, de todo e qualquer mérito pelo conhecimento aqui expresso. -
Para tirar partido deste trabalho, comece por selecionar no menu acima o continente que deseja pesquisar e na página que abrirá de seguida, sob o nome do país, encontra uma lista que lhe dará acesso aos instrumentos, onde poderá ler a sua história e ouvir o som.
No menu Índice, acima à direita, te uma entrada direta aos instrumentos, aí colocada por ordem alfabética e de fácil pesquisa. -
No menu Mundo coloquei os instrumentos que não têm uma origem específica, como por exemplo o Alaúde, que, tanto quanto se sabe, chegou à Península Ibérica trazido pelas invasões muçulmanas mas foi um pouco por toda a Europa que foi transformado até ter a aparência atual, logo não é possível dizer onde pertença o modelo que apresento. Outro exemplo é a atual Cítara que tem a sua origem no Koto japonês e no Kanoun turco, mas com muitas variantes modernas de criação europeia, tendo sido em 1862, criada a versão final para concertos.
Sob o menu África, também aqui, na maioria dos casos, o instrumento apresentado abrange uma grande área territorial, ultrapassando fronteiras políticas e confundindo-se com os povos.