Guitarra Elétrica
A guitarra elétrica é um instrumento de cordas de metal que utiliza o princípio da indução eletromagnética para converter a vibração das cordas num sinal elétrico.
Devido a ação de captadores magnéticos sob as cordas, esse sinal é transmitido a um amplificador que o converte em ondas sonoras.
A sua história teve início nos EUA na década de 30 do século passado quando o Sr. George Beauchamp começou à procura de um sistema que pudesse aumentar o volume das violas acústicas que se “perdiam” no meio de instrumentos de sopro ou percussão das bandas de Jazz de então.
Beauchamp, juntamente com Paul Barth, desenvolveram então o protótipo do captador magnético, na altura um tipo de ferradura que envolvia as cordas, mas para a sua construção, recorreram a Adolph Rickenbacker, e foi então criada a primeira guitarra elétrica toda em metal, a Electro A-22, conhecida por Frying Pan, Frigideira, (Imagem ao lado).
Dessa parceria nasceria em 1931 a fundação Rickenbackers Instruments, ainda hoje fabricante de Guitarras e Baixos. Muito rapidamente o mundo da Guitarra Elétrica sofre uma grande transformação.
… Em 1941 o Sr. Les Paul cria o seu então tosco modelo “Log”. Em 1948 Leo Fender cria a Broadcaster, mais tarde alterado para Telecaster, como a primeira guitarra de corpo sólido.
Em 1952 a fábrica centenária na construção de bandolins Gibson, tráz ao mundo a Gibson Les Paul em homenagem ao grande guitarrista e em 1954 Leo Fender volta à ribalta com a hoje famosa Stratocaster, (Imagem ao lado).
Copyright © Chinitarte