Ütőgardon
O Ütőgardon também chamado de Gardon, Gardony, Ütősgardony, Tekenyőgardon, é um instrumento musical folclórico tocado nas regiões da Roménia Central, Transilvânia e no Leste hungaro. Tem aparência semelhante a um violoncelo, mas é tocado percussivamente, em vez de usar um arco, o instrumentista dedilha e bate as cordas com uma baqueta.
O corpo deste instrumento de cordas relativamente grande, geralmente esculpido numa única peça de bordo, choupo ou salgueiro, assemelha-se a instrumentos de cordas clássicos, com fundo e tampo planos ou ligeiramente convexos, mas com madeira muito mais grossa.
O numero de cordas é de três ou quatro, que são batidas com uma vara de madeira com aproximadamente 40 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro. Na versão de quatro cordas, três cordas mais grossas correspondem à corda Sol do contrabaixo, e a corda mais fina, usada como corda dedilhada, corresponde à corda Ré ou Sol do violoncelo.
Atualmente a afinação mais comum das cordas é Ré – Ré – Ré – Ré; anteriormente em instrumentos de três cordas, as afinações eram frequentemente Ré – Ré – Sol ou Ré – Ré – Lá.
Copyright © Chinitarte