Viola da Terceira
A viola da Terceira é típica da ilha açoriana da Terceira e, portanto, denominada também viola Terceirense.
Ela tem duas versões, a de 15 e de 18 cordas.
A viola da Terceira é muito parecida com a viola convencional (também em tamanho e afinação). O ajuste é feito com cravelhas de atrito por trás ou com tarraxas de afinação normais semelhantes à viola.
A ponte não possui enfeites "bigodes", mas um bloco retangular que por vezes vem decorado nas extremidades. Outras decorações costumam ser no tampo, tais como flores embutidas.
- As violas portuguesas são um conjunto de instrumentos musicais de Portugal, todas diferentes entre si mas estreitamente aparentadas. Trata-se de cordofones beliscados, com a caixa em forma de “8”, e ordens duplas (às vezes triplas) de cordas. Apesar da caixa ter a forma de “8”, estes instrumentos não estão relacionados com a viola clássica, as violas portuguesas são mais antigas e desenvolveram-se a partir da "vihuela ibérica" ou “vihuela espanhola”. São menores e têm 5 cordas duplas.
Devido ao uso generalizado em Portugal da palavra “viola” para designar a guitarra, é comum chamar a esses instrumentos “violas de 10 cordas”. No entanto, não há registos de serem chamadas “guitarras de 10 cordas”. De Portugal, estes instrumentos foram levados para o Brasil onde se transformaram na viola caipira ou viola sertaneja.
Copyright © Chinitarte