Viola Amarantina
A viola Amarantina, também designada de viola de Amarante, viola de dois corações ou simplesmente viola, é típica da região do Douro Litoral. É tocada de rasgado, com todos os dedos percorrendo as cordas.
Também em Cabo Verde chegou a construir-se a viola amarantina no início do séc. XX, sendo aí chamadas simplesmente “violas”. A sua construção e uso andou um pouco estagnada, e a designação “viola” passou a ser usada para a guitarra de 12 cordas.
- As violas portuguesas são um conjunto de instrumentos musicais de Portugal, todas diferentes entre si mas estreitamente aparentadas. Trata-se de cordofones beliscados, com a caixa em forma de “8”, e ordens duplas (às vezes triplas) de cordas. Apesar da caixa ter a forma de “8”, estes instrumentos não estão relacionados com a viola clássica, as violas portuguesas são mais antigas e desenvolveram-se a partir da "vihuela ibérica" ou “vihuela espanhola”. São menores e têm 5 cordas duplas.
Devido ao uso generalizado em Portugal da palavra “viola” para designar a guitarra, é comum chamar a esses instrumentos “violas de 10 cordas”. No entanto, não há registos de serem chamadas “guitarras de 10 cordas”. De Portugal, estes instrumentos foram levados para o Brasil onde se transformaram na viola caipira ou viola sertaneja.
Copyright © Chinitarte