Tiple
Fotos: stringed instrument database
O tiple é o menor dos três instrumentos de cordas de Porto Rico que compõem a orquestra jibara (ou seja, o Cuatro, o Tiple e o Bordonua). De acordo com as investigações feitas por José Reyes Zamora, o tiple em Porto Rico remonta ao século XVIII. Acredita-se que tenha evoluído do espanhol guitarrillo. Nunca houve um padrão para o tiple e, como resultado, existem muitas variantes em toda a ilha de Porto Rico. A maioria dos tiples tem quatro ou cinco cordas e a maioria dos requintos de tiple tem três cordas. Alguns tiples têm até 6 cordas e apenas uma única corda, embora esses tipos sejam raros.
Os principais tipos de tiple em Porto Rico são:
Tiple doliente - este tiple possui 5 cordas simples e é o mais utilizado atualmente. Geralmente é de aproximadamente 38 cm de comprimento total com um comprimento de escala de 35 -36,5 cm. É afinado E3, A3, D4, G4, C5.
Tiplón ou tiple con macho - uma versão maior do tiple com um pino de quinta corda como um banjo americano, localizado no braço. Geralmente tem um comprimento de escala de aproximadamente 53 cm. É afinado G5, D5, G4, B4, E5 ou A5, D5, A4, B4, B5.
Tiple requinto de la montaña - uma versão minúscula do Tiple doliente com apenas três cordas. Geralmente tem um comprimento de escala de aproximadamente 30 cm. É afinado D4, G4, B4.
Tiple requinto costero - uma versão menor do tiplón com apenas três cordas. Geralmente tem um comprimento de escala de aproximadamente 38 cm. É afinado D4, G4, B4.
Tiple grande de Ponce - a maior versão com 5 cordas. É considerada a ligação entre o Tiples e o Bordonuas. Às vezes também é chamado de "Bordonua Chiquita" (ou pequeno Bordonua). Geralmente tem um comprimento de escala de aproximadamente 53 cm. É afinado D4, G4, C5, E5, A5.
Tiple Vihuela - Um tiple com 5 cursos duplos de cordas, como um pequeno Cuatro. Geralmente tem um comprimento de escala de aproximadamente 35 cm.
Fotos: stringed instrument database
Copyright © Chinitarte