Quatro Porto-riquenho
O Quatro (cuatro) moderno é um instrumento musical de Porto Rico e considerado símbolo nacional. É um dos cordofones com o qual se toca a música tradicional porto-riquenha (danças, seis, guarachas, etc.), embora também seja usado para interpretações de músicas populares e ocasionalmente outros estilos.
Embora pouco se saiba sobre a sua origem, sabe-se que deriva dos instrumentos de cordas espanhóis. Alguns pesquisadores sustentam também que surgiu de uma divisão do Tiple de quatro cordas.
Os Quatro mais antigos (ver Cuatro Antiguo) documentados foram construídos no final do século XVIII. Durante o século XIX, era um instrumento muito popular, usado tanto em atividades religiosas como em festas seculares.
No final do século XIX, o cuatro evoluiu para cordas duplas e tarraxas de afinação mecânicas.
No início do século XX, os dois tipos de cuatro coexistiam, mas entende-se que a evolução do de cinco cordas duplas estava mais enraizada entre os músicos, ao mesmo tempo em que ganhava popularidade através da rádio.
O encordoamento do cuatro atual é de cinco ordens de cordas duplas e sua afinação da primeira à quinta ordem é a seguinte: Sol, Re, La, Mi e Si. Na quarta e quinta ordem, uma corda grossa enrolada é usada em conjunto com uma corda simples mais fina. Desta forma consegue-se que a corda grossa tenha a nota na altura correspondente e a corda fina soe uma oitava acima.
Copyright © Chinitarte