Hardingfele
O Violino Hardanger (ou em Norueguês: hardingfele) é um instrumento de cordas usado para a música tradicional norueguesa. Nas suas formas e designs mais recentes é muito similar ao violino. A sua diferença principal é a utilização de 4 a 5 cordas de ressonância para além além das quatro normais de um violino e uma madeira com menor espessura, principalmente no tampo.
Quatro das suas cordas são friccionadas como num violino enquanto o resto ressoa por simpatia ou ressonância com relação as outras.
O Hardingfele é usado principalmente na região do Sudeste da Noruega, em destaque têm-se a região de Hardanger, antigo Reino de hardanger, em que o símbolo que representa o local é um brasão com o desenho do instrumento. O Hardingfele é comummente usado para dança, acompanhado com sapateado típico. Tradicionalmente era usado em casamentos.
Normalmente o instrumento é altamente decorado, com um animal esculpido, normalmente um Leão da Noruega ou um pequeno Dragão ou a cabeça de uma mulher na parte superior da caixa de cravelhas, a chamada voluta. Usa muita Madre-pérola tanto no estandarte quanto no espelho. Os desenhos ao longo do corpo do instrumento, normalmente arabescos das flores e folhas de Acanthus são chamados de 'rosing'. As vezes são utilizados também peças de osso ou Madre-Pérola são usados para decorar as cravelhas e cantos do instrumento.
O mais antigo e conhecido tipo de hardingfele é de 1651, feito por Ole Jonsen Jaastad em Hardanger, Noruega. Originalmente o instrumento era mais redondo e comprido. Durante o ano de 1850, o layout moderno, tal qual como o violino torbou-se regra.
Copyright © Chinitarte