Jarana
Jarana é um instrumento de corda dedilhada do México, menor que a guitarra normal, com diferentes versões regionais, tais como Jarana Huasteca, Jarana Jarocha ou Jarana Yucateca.
A jarana é um instrumento de oito cordas e cinco cursos normalmente usado na música Son Jarocho de Veracruz, México. Este estilo também é chamado de música de cuerdas ou Son Abajeño noutras áreas dentro da região maior do México conhecida como Sotavento.
O primeiro e quinto cursos da Jarana são cordas simples, enquanto o segundo, terceiro e quarto cursos consistem tipicamente em cordas duplas. A afinação mais comum é: G C E A G. A Jarana, como muitos outros instrumentos de cordas nas Américas, é uma adaptação mexicana da vihuela espanhola.
Normalmente existem vários tamanhos diferentes de Jarana, muitas vezes tocados juntos e, às vezes, usando diferentes afinações dentro do mesmo conjunto. Os três tamanhos da Jarana, na imagem ao lado, são chamados de: Tercera, Segunda e Primera.
Os luthiers mexicanos (lauderos) esculpem o corpo, o braço e a cabeça da Jarana num único bloco de madeira, com um tampo fino colado na frente. O cedro mexicano é o material tradicional usado na fabricação desses instrumentos, embora madeiras como a nogueira e outras tenham sido usadas mais recentemente. Para a afinação usam-se cravelhas de fricção, muito parecidas com as de um violino, estas são feitas de uma madeira mais dura. As cordas, anteriormente tripas, agora são de nylon.
Copyright © Chinitarte