O Bandolim é um instrumento musical da família dos cordofones em forma de pêra, podendo ter as costas abauladas ou rectas. O bandolim possui encordoamento duplo, possuindo assim quatro pares de cordas, afinadas da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi.
Surgiu em Itália entre os séculos XVI e XVII evoluindo do alaúde. Esse processo teve origem no início do século XV, quando surgiu uma miniatura de um alaúde chamado Bandola, Mandola em italiano, que significa “em forma de amêndoa”, afinado em Dó, Sol, Ré, Lá.
A partir desse instrumento surgiria o Bandolim (Mandolin em italiano, palavra que é o diminutivo de Mandola), tocado com a utilização de palhetas feitas de casco de tartaruga ou penas de aves e tendo cordas feitas de tripas de animais afinadas em Sol, Ré, Lá, Mi.
Destacam-se em Itália dois modelos: o Napolitano e o Milanês. O primeiro tem o fundo da caixa acústica abaulado de forma semelhante ao Alaúde e 4 pares de cordas, na imagem ao lado, e o Milanês com 5 pares de cordas e o fundo plano.
(Ver Bandolins na secção “Mundo”).