Lira Cretense
Antiga Lira Cretense
A Lira sempre foi tradição na Grécia e principalmente na ilha de Creta. A Lira cretense está diretamente relacionada com a Lira bizantina (961 DC) que se espalhou pela Europa com evoluções incertas. Como exemplo temos a Lira da braccio italiana do século XV e possivelmente o predecessor do violino moderno, mas também a Gadulka búlgara, a Lira calabresa curva e o karadeniz kemençesi turco.
Quando a estrutura da Lira tradicional é comparada com a Lira moderna, notam-se algumas alterações:
Enquanto a afinação da Lira tradicional é 4-1-5 (quer isto dizer que a corda do meio é a mais grave e as outras são uma 4ª e uma 5ª acima dela, tendo a corda do meio a função de bordão ou ronco enquanto uma das outras duas cordas era sempre tocada junto com esse bordão),
Na lira moderna a distância entre as cordas aumentou e agora é possível tocar todas as cordas com a afinação do violino A, D, G. e sem o som do ronco.
A cabeça na versão antiga com pinos pela parte de trás foi substituída por um modelo mais moderno com tarraxas. Na versão moderna foi-lhe também aplicada uma escala mais subida em relação ao tampo.
A Lira Cretense é tocada com arco na posição vertical, apoiada no joelho.
Antiga Lira Cretense
Copyright © Chinitarte