Três Cubano
O Três Cubano é um instrumento de origem cubana, descendente da Viola. Geralmente tem seis cordas afinadas em três pares, às quais deve o seu nome e usado na secção rítmica dos grupos cubanos. Apesar da sua semelhança com uma viola, o seu uso é essencialmente o de criar linhas melódicas secundárias com efeito rítmico, sendo raramente usado para acordes ou para qualquer outro efeito.
Em muitos estilos cubanos o três cubano reforça a linha melódica uma terceira ou uma sexta acima, com enchimento rítmico adicionado.
Muitos dos três cubanos resultam da transformação de guitarras clássicas ou de outros instrumentos de cordas semelhantes.
A afinação tradicional do três cubano é em Dó maior: Sol, Dó, Mi, em que o Mi é o equivalente ao Mi agudo de uma guitarra (G4 G3, C4 C4, E4 E3). Em alguns contextos modernos a afinação é modificada para um tom acima, resultando em Lá, Ré, Fá # (A4 A3, D4 D4, F#4 F#3) o que resulta num acorde de Ré maior para as cordas livres.
Existe também um três com origem em Porto Rico, o qual apresenta os mesmos três conjuntos de cordas, mas neste caso triplas, num total de 9 cordas.
Copyright © Chinitarte