Hommel
O Hommel, também conhecido por hummel ou humle, foi um antigo instrumento de cordas do norte da Europa semelhante a um tipo mais antigo de cítara estando relacionado com o Langeleik norueguês. Na imagem um modelo belga.
Acredita-se que o nome venha da palavra alemã hummel, que significa "abelha", referindo-se ao som monótono criado pelas cordas de acompanhamento.
O hommel, com origem na Idade Média, foi difundido um pouco por toda a Europa em diferentes variantes. O instrumento era comum na Flandres, mas também nos Países Baixos e norte da Alemanha durante o século 18. A evidência mais antiga do instrumento na cultura folclórica, aparece na Suécia no século XVII, e parece ter sido mais comum no sul do país.
O hommel é um instrumento que existe em muitas formas, no que diz respeito à aparência. Um facto comum a todas as variedades é um tampo e fundo planos. No topo estão uma ou mais bocas de som que podem ter várias formas. As cordas variam em número, mas geralmente incluem um número menor de cordas melódicas e um número maior de cordas de acompanhamento.
O hommel era o único instrumento folclórico frequentemente tocado por meninas e mulheres, sendo tocado com uma palheta sobre uma mesa, para amplificar o som.
Copyright © Chinitarte